top of page

Como fazer o kit gráfico para motos off road?




Você provavelmente já ouviu falar sobre os kits gráficos 3M ou talvez sobre os adesivos com cola importada alemã.


Muitas empresas estão sempre inovando tanto em design quanto em materiais e equipamentos. Se você fizer uma rápida pesquisa no Google verá que muitas empresas estão indo além oferecendo um adesivo mais grosso mais resistente, sem falar nas opções de brilho ou fosco.


Mas afinal que material elas usam, que cola elas estão usando ou melhor como eu posso fazer o adesivo para motos off-road?



Se você está querendo começar no mercado de kit gráfico, esse é o post certo pra você, iremos te apresentar um passo a passo para você conseguir fazer o kit gráfico para motos off road.


1. Criação do design do kit gráfico


O primeiro passo é a concepção da arte, criar o design que será impresso no adesivo.


Essa é uma das melhores partes pois você tem oportunidade de criar algo único e inesquecível para o seu cliente.


Para ser mais assertivo você precisa dos moldes na medida certa da carenagem da moto, pois diferente de envelopamento, onde você faz um molde maior que a peça. No kit Gráfico o molde precisa ser exatamente do mesmo tamanho da carenagem da moto.

Isto proporcionará uma grande economia, além de te fazer poupar muita dor de cabeça.


Depois de pronto o design e aprovado pelo cliente é hora de imprimir.


Pra isso você precisa de PVC flexível transparente, e uma plotter de impressão.


2. Plotter de impressão


As plotters de impressão podem ser ainda uma dúvida pra muita gente, mas basicamente você pode comprar uma Roland ou uma Mimaki que são as plotters mais usadas neste mercado, mas caso esteja começando e não tenha muitos recursos, você pode optar por uma JestSlim como mostra a foto abaixo ou uma Ultrajet.



3. PVC Flexível


Já em relação ao PVC Flexível Aqui vale lembrar que no mercado, existe vários tipos, entre eles você encontrará o pvc flexível cristal brilho e o fosco, e até pvc flexível com liner como é o caso dos que são vendidos pelo Laurito Digital.




Sempre opte por comprar um pvc flexível que venha no mínimo com um papel que evite que o pvc grude um no outro.


4. Organizar o gráfico para impressão


Antes de enviar o material para impressão, você precisa organizá-lo corretamente, isso fará com que você tenha uma grande economia, tanto de tinta, quanto de pvc e em todos os materiais de modo geral.



Geralmente o kit gráfico de uma moto é dividido em duas partes. Isso acontece devido a bobina de cola ser sempre menor.


Outro detalhe importante, o design precisa ser impresso invertido, para que a impressão no final fique por dentro do adesivo, isso permitirá que a impressão nunca desbote ou fique esbranquiçada.


É importante colocar corretamente o PVC flexível na plotter de impressão, pra isso aconselhamos o uso de luvas para não manchar a mídia.


Mas caso você não tenha luvas, depois de inserir o PVC na plotter, adicione um pouco de álcool isopropílico em um pano limpo e passe no PVC flexível.


5. Impressão, Secagem e Cura


Agora sim, é hora de ripar o arquivo e imprimir.


Depois do kit impresso é hora de deixá-lo descansando aproximadamente 14 horas para cura e secagem do material. Isso fará com que todo o solvente evapore deixando apenas a tinta fixa no PVC.


6. Pintura com tinta vinílica


O próximo passo é pintar o fundo do PVC flexível com tinta vinílica branca e de preferência fosca.


Precisamos dissolver a tinta usando retardador vinílico e para a aplicação usamos uma pistola com compressor.


Estenda corretamente o PVC em uma base e não esqueça de pintar do lado que a impressão está invertida, na prática você irá adicionar a tinta exatamente do lado que foi impresso.



Depois de algumas camadas de pintura é hora de deixar o PVC descansando mais uma vez, você pode deixar de um dia para o outro ou no mínimo uma hora, pra dar tempo de secar bem.


7. Laminar com cola dupla face


O próximo passo é adicionar a cola dupla face transferível, as colas mais usadas no mercado são das marcas 3m e tesa. Elas permitem que o adesivo fixe melhor na carenagem elevando assim o padrão dos kits gráficos.




Você pode optar pela 3M YR 9625 ou pela Tesa 4962, ambas são transparentes, mas se você não quiser usar tinta vinílica, você pode ir de Tesa 4970 ou 4968 que já vem com um dorso branco.


8. Recortar o adesivo


Depois de aplicado a cola, agora é a vez de separarmos todas as partes do adesivo correspondente a cada parte da carenagem.



O mais aconselhável seria o uso de uma plotter de recorte de mesa, como por exemplo a mesa de corte Zund que é uma das mais recomendadas do mercado.


ou talvez uma plotter de recorte comum com no mínimo duas mil gramas de força para recortar materiais mais grossos como o pvc flexível.


Um bom exemplo é a Ultra cam da Ultrajet, mas caso você não tenha, você pode simplesmente cortar manualmente utilizando o estilete.


9. Limpeza das carenagens


Depois de separadas as partes, é hora de aplicar o kit gráfico na moto. Mas antes é preciso fazer uma limpeza nas carenagens, ou remover talvez um kit gráfico antigo


Para fazer a limpeza você pode usar um produto específico ou simplesmente lavá-las com água e sabão, e isso pode ser feito tanto com a carenagem na moto, quanto fora dela.



10. Aplicação do kit gráfico


Agora sim podemos aplicar o kit gráfico na moto.


Na aplicação não há segredos, basta conferir o adesivo correspondente à carenagem e localizar se há algum furo para parafusos.


11. Colher o feedback do cliente


Depois de aplicado o kit gráfico, é hora de entregar ao piloto e claro, colher o feedback dele, se puder faça um vídeo ou peça para o seu cliente fazer, contando sua experiência com seu kit gráfico, isto servirá como prova social, pois melhor do que você falar bem do seu produto, é ver outras pessoas falando bem dele.


Aproveita e confere abaixo esse post em vídeo na íntegra no nosso canal no youtube.


Aproveite e já se inscreva em nosso canal pra sempre está recebendo esse conteúdo voltado para os empreendedores do mercado de kit gráfico.





272 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page